6 de maio de 2019

Sergipe ganha um novo atrativo turístico com a Rota do Imperador

O município de Santana do São Francisco, distante 132 quilômetros da capital, ficou tradicionalmente conhecido pela riqueza do seu artesanato em barro. O trabalho cuidadoso, feito à mão, se tornou patrimônio da cidade e pode ser acompanhado de perto pelos visitantes. A facilidade que os ceramistas moldam a matéria-prima retirada do solo, às margens do Rio São Francisco, emprega cerca de 70% da comunidade local. E, além do artesanato, a região começa a ser conhecida também por outro atrativo turístico, denominado como ‘Rota do Imperador’, fazendo alusão à passagem de Dom Pedro II pela região.

Com o objetivo de conhecer e inserir o roteiro dentro dos atrativos que fazem parte da divulgação do estado, no último sábado, 4 de maio, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), acompanhada pelo gestor da pasta, Manelito Franco Neto, esteve no município para explorar o atrativo. O roteiro possui duas fases, composta pelo city tour e por um translado de catamarã, que agrega as cidades de Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo, em Alagoas.

O prefeito do município, Júnior Barrozo, não escondeu a satisfação com a visita dos representantes da Setur. “Sabemos que a equipe da Secretaria já tinha conhecimento do roteiro, no entanto, nada substitui uma visita in loco que proporciona uma melhor percepção do produto. Assim, o passeio poderá ser apresentado com mais propriedade aos turistas”, afirma. O prefeito lembrou ainda que o roteiro tem um contexto histórico forte, ao relatar a passagem de Dom Pedro II na região. “Temos um excelente produto turístico que possui belezas, história e cultura, afinal, Santana do São Francisco é rico também na culinária e no artesanato”, destaca Júnior Barrozo.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Manelito Franco Neto, o roteiro está com uma excelente estrutura. “Quero agradecer pelo convite para conhecer este lindo passeio e faremos boas recomendações a respeito deste atrativo turístico, pois o formato dele encanta os visitantes”, frisa.

Durante o translado é realizada a apresentação do personagem na figura de Dom Pedro II que discursa sobre a importância do Velho Chico. “O público fica surpreso durante o passeio com a aparição desse personagem e entram no clima com as brincadeiras e as informações de caráter histórico”, ressalta Luiz Monteiro, que interpreta o imperador Dom Pedro II e também integra a equipe diretiva da Olímpio Tur (empresa responsável pelo passeio).

Polo Velho Chico

Na oportunidade, aconteceu também a reunião do Conselho do Polo Velho Chico, na sede da prefeitura de Santana do São Francisco. “A Instância de Governança do Polo reuniu seus membros em assembleia com o intuito de validar o regimento interno e distribuiu cópias autenticadas da ata de institucionalização. Esta documentação é essencial e será encaminhada por cada município ao Ministério de Turismo, com o intuito de assegurar a manutenção dos mesmos no Mapa do Turismo Brasileiro”, informa o presidente do Polo Velho Chico, Genilson Aragão.

Atualizado há